Esconde-Esconde

PLAGIO!²

Agora estou de volta,com o mesmo assunto mas agora para falar do plágio em si!Depois de toda aquela reviravolta,vimos que o plágio é um assunto sério,e não é nada recente! Vamos falar um pouco sobre isso então! ;D



O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma
obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obraliterária,fotografia, obra audiovisual,postagens de blogs etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. (Não é nada bonito isso né?! Haha’)

A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar (MÁ ); o termo tem origem do latim plagiu que significa oblíquo(olhos de ressaca e dissimulado ? oO), indireto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoralem vários países.( CRIME :O )

Plágio não é a mesma coisa que paródia. Na paródia, há uma intenção clara de homenagem, crítica ou de sátira, não existe a intenção de enganar o leitor ou o espectador quanto à identidade do autor da obra.( Paródia é do Bem,Plagio é do Mal...)

Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT (<- clica no link!)


MOMENTO:

Erwin Theodor Rosenthal, eminente germanista, ensaísta e tradutor, que, em 2005, foi vítima de um notório caso de plágio da sua tradução de A Origem da Tragédia (publicada em 1948) (Puta falta de sacanagem), relata um outro caso, ocorrido em 1931, em Viena, quando o escritor austríaco Egon Friedell (1878 - 1938) escreveu ao seu plagiador, um certo Anton Kuh, uma memorável carta aberta, com o seguinte teor:

“Prezado Senhor,
Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação
Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell.” –Nooss depois dessa eu mandava queimar todas as cópias dos livros e me matava(enforcado) de vergonha! ( TOMA PLAGIADOR!)

Agora alguns casos ( ou suposições ) de plágios:

Delírio?
Vício ao time?
Eita influencia dos EUA! Isso conscerteza é Plágio!
Delírio? Mas que tem influencia dos EUA tem! ;D

Fonte: Wikipédia(dados) ; teclandoaki.blogspot.com(fotos)


Bom,é isso aew pessoal,
Abraços,
Srtº Friederick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginas